Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Substituição definitiva de cargo de gerente afasta pagamento de diferença de função

    há 5 anos

    A substituição não eventual não dá direito à remuneração percebida pela empregada substituída.

    A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho afastou a condenação da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro ao pagamento de diferenças de gratificação de função a uma empregada pelo exercício de cargo de gerência. A Turma entendeu que a substituição havia sido definitiva, e não em caráter eventual, o que não dá direito à remuneração percebida pela empregada substituída.

    Na reclamação trabalhista, a empregada disse que havia sido admitida em 1994 como auxiliar administrativo e, a partir de dezembro de 2010, tinha passado a exercer as funções de coordenadora administrativa sem receber a devida gratificação de função. Segundo ela, a colega que havia exercido anteriormente a função recebia uma parcela de R$ 588 em razão disso.

    Isonomia

    O juízo de primeiro grau e o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) julgaram procedente o pedido. Para o TRT, a empregada que assume o cargo de outra não tem direito, necessariamente, ao mesmo salário da colega que o exercia. No entanto, é dever do empregador observar a isonomia de tratamento entre os empregados, e, no caso, não se trata de salário, mas de gratificação concedida pelo exercício de determinado cargo.

    Vantagem pessoal

    No recurso de revista, a Caixa de Assistência sustentou que a empregada não havia sido promovida ao cargo de gerente administrativo. Conforme a argumentação, o artigo 460 da CLT, que trata da equiparação salarial, não se aplicaria ao caso, porque a discussão é sobre vantagem pessoal, e não salário. Afirmou ainda que as duas empregadas jamais haviam exercido simultaneamente as mesmas funções ou cargos.

    Substituição definitiva

    O relator do recurso, ministro José Roberto Pimenta, ressaltou que, de acordo com o TRT, a empregada havia assumido a função de gerente administrativo de modo definitivo, e não apenas eventual. Nessa circunstância, não há direito à remuneração percebida pela empregada substituída.

    O ministro lembrou que, de acordo com a Súmula 159 do TST, o substituto tem direito às diferenças salariais em relação ao substituído enquanto perdurar a substituição. No entanto, no caso de vacância definitiva do cargo, o empregado que passa a ocupá-lo não tem direito ao salário igual ao do antecessor. Assim, o TRT, ao decidir com fundamento no princípio da isonomia, contrariou a Súmula 159.

    A decisão foi unânime.

    (MC/CF)

    Processo: ARR-100283-84.2016.5.01.0012

    • Publicações14048
    • Seguidores634459
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações86
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/substituicao-definitiva-de-cargo-de-gerente-afasta-pagamento-de-diferenca-de-funcao/745981904

    Informações relacionadas

    João Teixeira Júnior, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    Empregado tem direito ao salário do empregado substituído

    Lohanna Araujo, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Você sabe o que é Salário Substituição?

    Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região
    Jurisprudênciahá 5 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região TRT-17 - RECURSO ORDINARIO TRABALHISTA: RO XXXXX-56.2018.5.17.0012

    Bruna Pimentel Dias Amad, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Salário Substituição - Quando o empregado substituto tem direito ao mesmo salário do empregado substituído?

    Tribunal Superior do Trabalho
    Peçaano passado

    Reconvenção - TST - Ação Multa Convencional - Airr - contra Associacao Residencial Alphaville Conde II

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)