Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Auxiliar não receberá salário-família sem apresentar atestado de vacinação obrigatória de filho

    há 6 anos

    A Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho acolheu recurso da JBS Aves Ltda. para excluir a condenação ao pagamento dos valores relativos ao salário-família a uma auxiliar de produção que não apresentou o atestado de vacinação obrigatória. O documento é requisito para a concessão do benefício.

    O artigo 67 da Lei 8.213/91, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, condiciona o pagamento do salário-família à apresentação da certidão de nascimento do filho e, anualmente, do atestado de vacinação obrigatória, além de comprovação de frequência à escola. O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) havia entendido que, embora a empregada não tivesse juntado ao processo o atestado de vacinação obrigatória, a apresentação da certidão de nascimento, comprovando que possuía filho menor de 14 anos, era suficiente para se presumir que ela teria diligenciado na entrega da documentação referente ao benefício ao empregador.

    No recurso de revista ao TST, a JBS sustentou que a auxiliar não cumpriu os requisitos para sua percepção. O relator, ministro Guilherme Caputo Bastos, deu razão à empresa. “A lei condiciona o pagamento do benefício à apresentação de todos os documentos citados no seu texto, não podendo a apresentação apenas da certidão de nascimento suprir a falta do atestado de vacinação obrigatória e da comprovação de frequência escolar”, enfatizou.

    Citando precedentes no mesmo sentido, o ministro Caputo Bastos concluiu que o Tribunal Regional, ao presumir que a empregada teria apresentado documentos obrigatórios para o recebimento do salário-família, acabou por afrontar ao artigo 67 da Lei 8.213/91. Com esse entendimento, a Quarta Turma decidiu, por unanimidade, dar provimento ao recurso para excluir da condenação os valores relativos ao salário-família.

    (LT/CF)

    Processo: RR-56-05.2014.5.04.0261

    • Publicações14048
    • Seguidores634446
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações411
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/auxiliar-nao-recebera-salario-familia-sem-apresentar-atestado-de-vacinacao-obrigatoria-de-filho/569755097

    Informações relacionadas

    Emeline Achermann dos Santos, Advogado
    Artigoshá 7 meses

    Arrumei novo emprego, preciso cumprir o aviso prévio?

    Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região
    Jurisprudênciahá 6 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região TRT-4 - Recurso Ordinário: RO XXXXX-57.2016.5.04.0103

    Notíciashá 22 anos

    Freqüência escolar é requisito para salário-família

    Tribunal Superior do Trabalho
    Notíciashá 13 anos

    Para TST, empregado só recebe salário-família se provar existência de filhos

    ADVOGADO MARCELO FIDALGO, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Da redução da jornada durante o aviso prévio

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)