Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Publicada alteração da Lei da Arbitragem

há 9 anos

O Diário Oficial da União publicou, na terça-feira (26), a Lei 13.129/2015, que altera as Leis 9.307/1996 e 6.404/1976, e amplia o âmbito de aplicação da arbitragem, dispõe sobre a escolha dos árbitros, a interrupção da prescrição, concessão de medidas cautelares e de urgência, dentre outras providências.

O parágrafo 4º do artigo 4º do projeto de lei, que previa sua aplicação, em casos específicos, aos contratos individuais de trabalho, foi um dos dispositivos vetados. As razões do veto presidencial foram assim expostas:

"O dispositivo autorizaria a previsão de cláusula de compromisso em contrato individual de trabalho. Para tal, realizaria, ainda, restrições de sua eficácia nas relações envolvendo determinados empregados, a depender de sua ocupação. Dessa forma, acabaria por realizar uma distinção indesejada entre empregados, além de recorrer a termo não definido tecnicamente na legislação trabalhista. Com isso, colocaria em risco a generalidade de trabalhadores que poderiam se ver submetidos ao processo arbitral."

Também foram vetados dispositivos que previam a ampliação da arbitragem para os contratos de consumo.

(Com informações da Assessoria Parlamentar do TST)

  • Publicações14048
  • Seguidores634461
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações111
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/publicada-alteracao-da-lei-da-arbitragem/192556575

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Considero que NÃO DEVERIAM SER VETADOS O parágrafo 4º do artigo 4º do projeto de lei, que previa sua aplicação, em casos específicos, aos contratos individuais de trabalho e dispositivos que previam a ampliação da arbitragem para os contratos de consumo...
Mas, agora, em 2018 com a Flexibilização de algumas das Leis trabalhistas, a ARBITRAGEM está assegurada para várias situações, em CONTRATOS... continuar lendo