Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Corregedor-geral da Justiça do Trabalho encerra calendário de correições ordinárias

    há 8 anos

    O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Brito Pereira, concluiu em janeiro a última correição ordinária do calendário de correições, com visita ao Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP). O calendário definido para sua gestão, que se encerra no dia 25 deste mês, foi cumprido na íntegra, totalizando 25 visitas a TRTs no biênio - dez em 2014, 14 em 2015 e uma em 2016.

    "Como corregedor-geral, acredito que meu objetivo foi alcançado, pois levamos a Corregedoria a contribuir, facilitar e sugerir soluções aos Tribunais Regionais do Trabalho", avalia o ministro Brito Pereira. "Tudo isso só foi possível graças à enorme compreensão dos magistrados, à contribuição dos servidores dos tribunais e da minha equipe. Todos juntos realizamos um excelente trabalho".

    De norte a sul do Brasil, o ministro cumpriu intensa agenda de atividades, com o intuito de corrigir equívocos, ajudar na solução de problemas, recomendar e uniformizar procedimentos. "Meu principal objetivo foi buscar desenvolver muito mais uma atividade preventiva e pedagógica do que corretiva, a fim de obter celeridade processual e eficiência na prestação jurisdicional da Justiça do Trabalho", destacou.

    Em suas visitas correicionais, Brito Pereira sempre registrou o compromisso de manter um canal permanentemente aberto com os Regionais, na esperança de suas ações serem mais preventivas do que corretivas, obtendo como contrapartida grande receptividade no acolhimento das recomendações. "Resolvemos muita coisa durante a semana da correição. Sugestões minhas foram atendidas ali mesmo, sem a necessidade de serem escritas. Isso para mim é muito positivo, pois fortalecemos um elo com os TRTs baseados na confiança mútua, o que me permite dizer que encerro o período correcional do calendário muito melhor como pessoa e como juiz", avalia.

    Em cada visita aos TRTs, além de aferir a produtividade dos magistrados e a observância da Resolução 63/2010 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, o corregedor-geral preocupou-se com a questão socioambiental, e buscou ressaltar o papel das ouvidorias regionais e incentivar a prática da atividade itinerante. Procurou também catalogar as boas práticas observadas para propagá-las, na visão de que os esforços e as ações de cada um dos 24 TRTs certamente se reverterão em benefício do todo.

    Leia, aqui, os destaques verificados em cada visita correicional.

    Veja também:

    Perfil do corregedor-geral (em vídeo)

    Biografia do corregedor-geral (em vídeo)

    Atas das correições realizadas na gestão do ministro Brito Pereira

    (Com informações e foto da CGJT)

    Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
    Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
    Secretaria de Comunicação Social
    Tribunal Superior do Trabalho
    Tel. (61) 3043-4907
    secom@tst.jus.br

    • Publicações14048
    • Seguidores634446
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corregedor-geral-da-justica-do-trabalho-encerra-calendario-de-correicoes-ordinarias/304262741

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)