Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Sentença é anulada porque preposto do Itaú assistiu a depoimento de bancária em audiência

há 9 anos

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) declarou nula a sentença proferida em processo em que o representante do Itaú Unibanco S.A. esteve na sala de audiência durante o depoimento pessoal da trabalhadora. O processo foi anulado a partir da audiência, e retornará à Vara do Trabalho de origem para a reabertura da instrução processual, com novos depoimentos e novo julgamento.

Para o relator do recurso, desembargador convocado Cláudio Armando Couce de Menezes, ao não determinar a saída do representante da empresa (preposto) da sala de audiências durante o depoimento da trabalhadora, o juízo de origem deixou de observar a lei e violou o princípio da igualdade porque o preposto, ao depor, já sabia o teor do depoimento da trabalhadora e poderia pautar as suas respostas ao que ela havia dito.

De acordo com o relator, o objetivo dos depoimentos são os fatos alegados pela parte contrária, como fundamento do direito. Pode-se, através do interrogatório, obter a confissão, que ocorre quando a parte admite a verdade de um fato contrário ao seu interesse e favorável ao adversário. "A doutrina trabalhista leciona que há clara proibição da parte assistir o depoimento da outra parte", afirmou.

O desembargador assinalou que que o artigo 848 da CLT não disciplina por inteiro o procedimento que o juiz deve obedecer ao proceder ao interrogatório da parte, e é absolutamente omisso quanto à exigência ou proibição de retirada da sala de audiência da parte que ainda não depôs. Assim, aplica-se subsidiariamente o parágrafo único do artigo 344 do Código de Processo Civil (CPC), segundo o qual é proibido a quem ainda não depôs assistir ao interrogatório da outra parte.

(Lourdes Tavares/CF)

Processo: RR-2311-96.2011.5.02.0001

  • Publicações14048
  • Seguidores634448
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações115
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sentenca-e-anulada-porque-preposto-do-itau-assistiu-a-depoimento-de-bancaria-em-audiencia/225145627

Informações relacionadas

Suellen Passos Garcia, Advogado
Notíciashá 8 anos

Endereçamento de peças de acordo com o novo CPC

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Isso é um absurdo!!! como que um magistrado comete um deslise desse?????
para não pensarmos que foi proposital, o fato é que em algumas comarcas não impera a justiça mas sim a conveniência!
lamentável, pensar em quantos casos desses não passaram desapercebidos, quantos direitos cerceados e precluídos... continuar lendo

Quem marcou bobeira foi o advogado da bancária. continuar lendo

Alguns deslizes que ao final é eficaz no processo. continuar lendo

O que eu acho estranho é essa sentença não ter sido anulada antes. Ou pelo menos tal nulidade não ter sido arguida pelo patrono da reclamante em razões finais ou em recurso ordinário, pois custo a crer que um Tribunal Regional não anularia uma sentença resultante de uma instrução viciada dessas. O que, de toda forma, não exime a responsabilidade do juiz pelo deslize, posto que praxe básica em audiência, nem sequer há necessidade de ser pedido pelo advogado. Juízes do Trabalho ganham muito bem e, supõe-se, são bem preparados para não cometerem tais falhas medonhas. continuar lendo