Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

CNA deixa de ter recurso examinado por irregularidade de representação processual

há 9 anos

A Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho não conheceu (não entrou no mérito) de recurso da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) por irregularidade na representação processual. O advogado tinha mandato outorgado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), mas não pela Confederação, o que levou a Turma a concluir que ele não poderia representar a entidade em juízo. A decisão foi unânime.

A CNA ajuizou ação de constituição de crédito tributário para cobrar de um empregador débitos relativos a contribuição sindical rural, tributo criado para viabilizar a atuação das entidades sindicais representativas dos produtores rurais, cuja cobrança é disciplinada pelo artigo 606 da CLT. A Vara do Trabalho de Itu (SP) extinguiu o processo sem resolução do mérito devido a ausência de documentos necessários, decisão mantida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP).

A CNA mais uma vez recorreu, mas a Quarta Turma do TST constatou a irregularidade na representação processual. Para a Turma, apesar de existir nos autos procuração da Confederação conferindo à FAESP poderes para fazer as cobranças extrajudiciais e judiciais de contribuição sindical rural, não foi satisfeito o requisito da regularidade de representação.

Segundo o relator, ministro João Oreste Dalazen, incumbia à CNA, diretamente, outorgar procuração a advogado a fim de que este pudesse atuar em seu nome. "Advogado procurador de federação que não dispõe de mandato outorgado pela confederação demandante não ostenta representação válida para atuar em juízo em nome desta", afirmou.

Após a publicação do acórdão, a CNA opôs embargos de declaração da decisão, os quais ainda não foram examinados.

(Fernanda Loureiro/CF)

Processo: RR-2779-46.2011.5.15.0018

  • Publicações14048
  • Seguidores634452
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações148
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cna-deixa-de-ter-recurso-examinado-por-irregularidade-de-representacao-processual/168612963

Informações relacionadas

Vitorino Sousa E Prates Advogados, Advogado
Modeloshá 4 anos

modelo recurso inominado

Recurso - TRT04 - Ação Execução Provisória - Ap - contra Flavio Lucio Scaf e Sipar - Sociedade de Incorporacoes e Participacoes

Correio Forense
Notíciashá 9 anos

CNA deixa de ter recurso examinado por irregularidade de representação processual

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)