Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

TST mantém penhora em conta que recebia pensão e múltiplos depósitos

há 10 anos

Como a clínica não tinha bens para o pagamento da dívida, a execução foi direcionada à sócia, que teve o valor de R$ 1,9 mil bloqueado em sua conta. Para cassar a decisão do juiz da 3ª Vara do Trabalho de Sorocaba, ela impetrou mandado de segurança afirmando que o valor seria impenhorável com base no artigo 649, inciso IV, do Código de Processo Civil, por corresponder à pensão recebida pela morte de seu pai, ex-servidor público estadual.

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP) afastou a tese da impenhorabilidade e negou provimento à ação porque o extrato bancário juntado pela sócia da clínica revelava que a conta recebia valores diversos, e não apenas a pensão. Ainda segundo o Regional, como a executada é médica, sócia de uma clínica, a verba penhorada não era sua única fonte de renda.

A médica recorreu para o TST, mas, para a SDI-2, a decisão do Regional comprovou que o benefício não era a única fonte dos créditos efetuados na conta sobre a qual incidiu a penhora. Com base neste entendimento, o relator, ministro Douglas Alencar Rodrigues, não enxergou ilegalidade na penhora e considerou "preservada a norma do inciso IV do artigo 649 do CPC, bem como a diretriz da Orientação Jurisprudencial 153 da SDI-2 do TST". A decisão foi unânime.

(Fernanda Loureiro/CF)

Processo: RO-5078-79.2013.5.15.0000

A Subseção II Especializada em Dissídios Individuais é formada por dez ministros, com quorum mínimo de seis ministros. Entre as atribuições da SDI-2 está o julgamento de ações rescisórias, mandados de segurança, ações cautelares, habeas corpus, conflitos de competência, recursos ordinários e agravos de instrumento.

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Secretaria de Comunicação Social

Tribunal Superior do Trabalho

Tel. (61) 3043-4907

secom@tst.jus.br

  • Publicações14048
  • Seguidores634452
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações158
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tst-mantem-penhora-em-conta-que-recebia-pensao-e-multiplos-depositos/141003343

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)