Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

TST acolhe cautelar da CEF e impede liberação de depósito judicial de R$ 4 mi

há 10 anos

O depósito foi efetuado em ação trabalhista ajuizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas no Estado de São Paulo, na qual a 2ª Vara do Trabalho de Campinas declarou a responsabilidade subsidiária e objetiva da Caixa pelo pagamento de verbas trabalhistas não quitadas pela Convip Serviços Gerais Ltda., com fulcro na redação anterior da Súmula 331 do TST. A Caixa recorreu da decisão, mas o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP) não conheceu do recurso, e o processo transitou em julgado em 2010.

A instituição financeira ajuizou, então, ação rescisória na tentativa de rever a sentença, alegando violação ao parágrafo 1º do artigo 71 da Lei 8.666/93 (Lei das Licitações)à luz da interpretação conferida pelo STF no julgamento da Ação Declaratória de Constitucionalidade 16, mas a ação foi julgada improcedente, e o recurso da CEF aguarda julgamento pelo TST.

Como o processo principal está em fase final de execução, sem que o recurso na rescisória tenha sido apreciado, a Caixa ajuizou a cautelar para requerer que não seja autorizada a liberação do depósito judicial até que seu recurso seja julgado. Em contestação, o sindicato destacou o fato de a sentença ter sido proferida em harmonia com a jurisprudência dominante à época, e que a inclusão do item V a Súmula 331 do TST se deu posteriormente à sentença.

Liminar ratificada

Por entender preenchidos os requisitos exigidos para a concessão da medida cautelar – plausibilidade do direito e risco de dano irreparável ou de difícil reparação –, a SDI-2 ratificou a liminar anteriormente concedida pelo ministro Hugo Carlos Scheuermann. O ministro já havia determinado ao Juízo de Campinas que se abstivesse de liberar os valores, considerando o dano irreparável ou de difícil reparação que poderia advir da iminente liberação do depósito antes do exame do recurso.

Com a decisão que deu procedência à ação cautelar, tomada com base no voto da relatora, ministra Delaíde Miranda Arantes, os valores relativos ao depósito da Caixa não poderão ser liberados até o trânsito em julgado da ação rescisória, conforme previsto na Orientação Jurisprudencial 131 da SBI-2.

(Fernanda Loureiro/CF)

Processo: CauInom-3547-72.2013.5.00.0000

A Subseção II Especializada em Dissídios Individuais é formada por dez ministros, com quorum mínimo de seis ministros. Entre as atribuições da SDI-2 está o julgamento de ações rescisórias, mandados de segurança, ações cautelares, habeas corpus, conflitos de competência, recursos ordinários e agravos de instrumento.

  • Publicações14048
  • Seguidores634452
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações71
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tst-acolhe-cautelar-da-cef-e-impede-liberacao-de-deposito-judicial-de-r-4-mi/119996104

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)